1993 - O descobrimento do Brasil
Fonte: wikipedia


Download do Álbum
 


      Abaixo, as letras e os vídeos

01. Vinte e Nove
02. A Fonte
03. Do Espírito
04. Perfeição
05. O Passeio da Boa Vista
06. O Descobrimento do Brasil
07. Os Barcos
08. Vamos Fazer um Filme
09. Os Anjos
10. Um Dia Perfeito
11. Giz 
12. Love in the Afternoon
13. La Nuova Gioventú
14. Só Por Hoje

 

 

 

 

         O lançamento deste álbum coincidiu com o início do tratamento de Renato Russo para livrar-se da dependência química e ele se mostrava otimista quanto ao sucesso da empreitada.

Em uma entrevista com Renato Russo, transcrita para o livro "Conversações com Renato Russo", da editora Letra Livre, o cantor e compositor mostrou-se incomodado com as críticas relativas ao sexto disco da banda. Segundo ele, "é chato saber que aquilo que deu tanto trabalho vai ser julgado por um cara que ouve três segundos de cada faixa, para dizer assim ou assado. Houve uma crítica sobre O Descobrimento do Brasil que decorei de tão ridícula. 'O Brasil descoberto pela Legião Urbana tão decepcionante quanto as denúncias de corrupção da CPI.' Puxa! Teve outra que dizia: 'as letras são ininteligíveis, não fazem sentido, como Meu tornozelo coça por causa de mosquitos/ Estou com cabelos molhados/ Me sinto livre.' [trecho de L'âge d'Or] Nossa, ou essa senhora não toma banho, nunca foi praia ou em São Paulo não tem mosquito."

Há quem considere este o último álbum da banda - o álbum seguinte, A Tempestade, lançado em 1996, seria um disco solo de Renato Russo, com participações especiais de Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos. Essa opinião é contestada.

Formação

  • Renato Russo
  • Dado Villa-Lobos
  • Marcelo Bonfá

 Curiosidades

  • Na Faixa "Vinte e Nove" cita-se o Retorno de Saturno, fenômeno este descrito pela astrologia: Saturno demora cerca de 29 anos para percorrer sua órbita e voltar ao ponto em que se encontrava no dia do nascimento do indivíduo; considera-se, então, que os vinte e nove anos de vida marcam o início de uma nova fase na vida de cada pessoa.
  • Russo considerava a faixa "Giz" como sua obra-prima, aquela que ele mais gostava se orgulhava de ter feito, conforme declarou durante o show Como É Que Se Diz Eu Te Amo, em 1994.
  • A música "'Love in the Afternoon'" foi feita para um amigo de Renato, Luís, que morreu subitamente, baleado ao sair de uma boate. No álbum, foi dedicada a Tavinho Fialho (ex-baixista da turnê do álbum anterior, "V", e pai do filho da cantora Cássia Eller), morto em um acidente de carro.
  • O título de "Só por Hoje" remete ao conhecido lema dos Alcoólicos Anônimos.
  • "Love in the Afternoon" também é o nome de um filme produzido por Billy Wilder em 1957, embora não haja evidências de relação entre as duas obras.
  • Foi o primeiro álbum da banda em que houve um merchandising dos instrumentos utilizados pela banda. (Marcelo Bonfá usa baterias MAPEX e Dado Villa-Lobos usa violões Alvarez).
  • "Perfeição" foi o melhor planejado e produzido videoclipe da banda. Também foi o último videoclipe (todos os discos tiveram pelo menos um clipe, exceto V, A Tempestade e Uma Outra Estação).

 

 Página principal